sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Café da manhã - Panquecas

 

Olá!!!

Hoje resolvi postar a receita de algo que adoro fazer para o café da manhã: Panquecas!
Não reparem na mesa bagunçadinha... o aparelho de fondue ainda estava montado (comemos na noite anterior e como estava tarde só lavamos a louça, mas não desmontamos o aparelho XD) e tinha um fone fazendo sei lá o que ali rs. Estou sentindo saudades do nosso apartamento e das nossas coisas... também sinto falta de poder cozinhar... e nem poderei aproveitar muito quando voltar para casa, pois já embalaremos tudo para a mudança...
  

Nesse dia fiz panquecas com mirtilo e mel e tomamos suco de uva! As panquecas são super fáceis de fazer e dessa vez, ao invés de usar geléia de blueberry, aproveitei que tinha comprado a fruta fresquinha e resolvi fazer uma calda caseira misturando com mel e levando ao micro-ondas por uns 2 minutos no máximo... o mirtilo solta a cor e o sabor no mel e fica uma delícia! deixei alguns mirtilos inteiros para decorar... a calda está no pote de vidro. Também passamos um pouquinho  manteiga nas panquecas para que elas não ficassem doces demais.


Receita de panqueca

Ingredientes:

-2 xícaras de farinha de trigo
-3 colheres de açúcar
-1 colher de sopa de fermento
-1 pitadinha de sal

-1 1/2 xícara de leite (pode ser leite de soja)
-3 colheres de sopa de manteiga
-1 ovo (opcional)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos em um bowl (fica melhor se você peneirá-los antes, mas isso é opcional).
Derreta a manteiga no micro-ondas e adicione todos os ingredientes restantes à primeira mistura.
Mexa com um fuet (batedor de ovos) até ficar homogenea... não demora muito :)
Caso você esteja fazendo sem ovo, talvez você precise adicionar um pouquinho de leite para a massa chegar a consistencia adequada.
Para fritar, basta aquecer uma frigideira antiaderente ou untar uma frigideira normal com um pouquinho de óleo ou manteiga. Coloque uma pequena porção da massa, aguarde um pouco e vire quando a parte de cima ficar aerada (com uns furinhos). Tome cuidado para não passar do ponto, o fundo queima bem rápido. Não use fogo alto para fritá-las. Depois é só fritar a outra parte e colocar em um prato. Repita o processo até não sobrar mais massa.

 

Dicas de cobertura:

Manteiga e mel ou maple syrup
Frutas vermelhas com mel ou maple syrup
Frutas (banana, manga etc)
Geléias
Calda de Chocolate (você pode usar calda de sorvete ou fazer uma calda caseira - derreta chocolate preto ou branco no micro-ondas com um pouquinho de manteiga (opcional) e adicione creme de leite... mexa até ficar homogeneo e pronto!)
Calda de outros sabores
Nutella
Sorvete
Chantilly
Marshmallow derretido
Romeu e Julieta (queijo com goiabada)
Açúcar e canela
Iogurte com frutas ou grãos

Você também pode adicionar confeitos, fazer desenhos com a calda etc... pode polvilhar açícar de confeiteiro por cima das frutas... fica muito bonitinho! às vezes eu utilizo uma frigideira com formato de porquinho ou aqueles cortadores de biscoito e faço as panquecas com formatos de coração *-* Eu tenho uma frigideira redonda e pequena que já deixa as panquecas no tamanho certo, mas é possível fazer em frigideiras maiores :) 

Também existe um pacote com a mistura... eu comprava nos mercadinhos da Liberdade... mas é tão fácil fazer em casa que parei de comprar XD

Nota: pequei os links aleatoriamente no google, não conheço essas lojas e não estou fazendo propaganda. Minhas frigideiras foram compradas na Camicado e os cortadores de biscoito em alguma loja no centro do Rio de Janeiro.


Vocês gostam de panquecas? Costumam fazer?


Bjoooos!
Jenny

4 comentários:

Obrigada pelo seu comentário!