segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pequenas consumidoras

"É uma típica tarde de domingo na loja Girl Is Girl em Tóquio, uma multidão de clientes nesta meca da moda jovem japonesa. Chihiro, de onze anos, segura uma saia amarelo-limão com corações e estrelas e diz almejantemente: "Isto é muito fofo. Na próxima vez virei com a mamãe", as duas amigas concordam com a cabeça. Relutantemente, Chihiro deixa a saia e se direciona para o corredor de papelaria para comprar lápis."



As pequenas e ocupadas mini-consumidoras japonesas não são compradoras comuns. Elas fazem parte das consumidoras dimânicas deixadas na lenta economia japonesa. Especialistas em marketing as chamam de "bubble juniors": meninas com idades entre 10 e 14 anos, filhas de japonesas que gastaram despreocupadamente durante os anos de "bolha" do Japão na década de 1980. Elas são potentes criadoras de tendências, como as colegiais nos anos 80 e as ginasiais nos anos 90.

Recentemente foram feitas linhas de roupas voltadas para o poder de compra das bubbles juniors. Isso ocorre porque estas garotas não querem vestir o que há na seção de criança. Em vez disso, elas misturam estilos maduros com cores brilhantes e ornamentos infantis. Em março deste ano, um andar inteiro de um dos maiores shoppings de Tóquio foi renovado para servi-las. As vendas, desde então, subiram 30%.

As bubbles juniors dependem financeiramente dos pais, o que pode ser uma séria barreira para elas. Mas isso não é um problema, afirmam os analistas. Uma garota, muitas vezes, tem uma mãe moderna e dois pares de avós amorosos. Mães-bolha, ao contrário das gerações anteriores, estão gastando uma fortuna em roupas que provavelmente só serão usadas por uma temporada.


O que vocês acham disso? Apesar de serem pequenas já estão bem representadas na economia japonesa :) Principalmente se considerarmos que as vendas nos outros setores (masculino, feminino e infantil) diminuíram 10%.


Bjos

5 comentários:

  1. Oi! Vi um comentário seu no blog LovLoli pedindo um post explicando diferenças entre personagens de anime e lolita (ou algo assim) e eu fiz um post a respeito há um tempo atrás... Caso interesse: http://reinodemorango.blogspot.com/2009/10/lolita-anime-e-manga.html

    ResponderExcluir
  2. Nossa, elas nem parecem ter 11 anos... sei lá, não imagino elas se vestindo assim.

    ResponderExcluir
  3. Oi, muito obrigada! Vou ler o post :)

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jenny,
    Minha tendinite está bem melhor, mas com a quantidade de comentários hj do blog... é hj que ela encrenca de novo!
    :)))
    Este público é de consumidoras poderosas, pois os pais deixam de comprar para si, para poder comprar para elas.
    Bjkas e uma ótima terça-feira para vc.

    ResponderExcluir
  5. Oh, meu Deus! Não se esforçe muito! Todas nós entendemos que vc está com tendinite :) Eu sei como é a vontade de postar, comentar e responder rs, não há tendinite que nos segure! Logo logo vc melhora! Só não force a barra ^^

    Pois é! Os pais fazem de tudo para ver os filhos felizes. Fora os avós etc! São consumidoras muito fortes, mesmo (apesar de nem sempre comprar na hora, né?)

    Bjos =*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!