segunda-feira, 9 de março de 2015

Fim do Poupée Girl: o jogo que mudou meu senso de moda

Boa noite, gente! :)

Eu estou há anos enrolando para escrever um post sobre como jogo pupe fez diferença na minha forma de vestir, e agora parece o momento ideal de fazê-lo, pois o jogo está com os dias contados  e eu queria falar sobre isso também.

O que é pupe?



Poupée girl é um jogo japonês de moda, no qual temos um avatar e precisamos trocar a roupinha dele diariamente. A gente também pode comprar e vender itens e postar fotos reais das nossas roupas e acessórios, formando um closet online.



Cada tipo de interação no jogo nos rende "ribbons", que é a moeda utilizada pelo site. Também tem itens exclusivos que são vendidos apenas para quem compra "jewels" (a outra moeda do jogo, que só é conseguida com dinheiro de verdade).



No jogo também podemos interagir com outras pupes, comentando e curtindo seus itens. Fiz várias amizades através do site. Antigamente sempre tinham eventos temáticos, como Halloween, Valentine's Day, Natal etc. Eu ficava aguardando ansiosamente por estes momentos, juntando um monte de ribbons para comprar as roupinhas *-*



E eu também comprava "jewels" `as vezes, admito. A gente também ganhava um bônus de 500 ribbons se conseguíssemos atualizar o jogo todos os dias do mês. Mas pupe é um dos meus maiores vícios e e adoro tudo sobre esse jogo. E eu jogo há 7 anos :O



Como o Poupée Girl mudou meu senso de moda



Antigamente eu não era muito cuidadosa com meu estilo. Apesar de gostar de roupas, eu parecia não fazer ideia do que estava fazendo ao me vestir naquela época. Isso porque quando entrei na adolescência passei por muitas fases diferentes em relação ao minha forma de me vestir.



Só quando eu passei a me interessar por J-rock e visual-K que meu estilo mudou absurdamente. Acho que foi a primeira vez que passei a ver minhas roupas como uma forma de expressar o que sentia e quem eu era. Meu guarda-roupa ganhou muito preto nesse período, já que era praticamente a única cor que eu usava. Por causa do Mana descobri lolita e foi a primeira vez que vi algo que me representava de verdade, mas eu não tinha dinheiro para usar (ai a adolescência) XD Ainda assim comecei a pesquisar sobre isso porque era algo que eu queria usar no futuro.



Na faculdade eu descobri o Poupée Girl e esse exercício diário de vestir meu avatar foi acrescentando na minha vida algo que eu não tinha: senso de estilo. Eu finalmente aprendi a coordenar. O wardrobe da pupe é todo dividido por tipos de roupa, e a gente vai colocando peça por peça, depois adiciona os acessórios e maquiagem. Isso fez muito bem para mim, pois eu passei a aplicar isso no meu dia a dia. Eu vejo fotos minhas "pré pupe" e "pós pupe" e noto como evoluí. Hoje eu vejo algumas combinações "pré pupe" e me pergunto como eu tinha coragem de sair de casa vestida assim XD



O que veio depois disso? Eu passei a me divertir com a moda. Aprendi a escolher peças, combinar cores, adicionar acessórios e valorizar meus outfits. Eu também criei este blog e adquiri o hábito de registrar alguns coords. Eu continuei pesquisando mais sobre a moda lolita (e o pupe me ajudou muito nisso também) até que finalmente pude adquirir algumas peças e usar bem esporadicamente (principalmente por falta de tempo) e meu gosto foi mudando com o passar do tempo. O que me chamou para lolita foi o gothic, mas depois passei por uma fase em que adorava sweet (tanto que minhas primeiras peças são desse sub estilo). Por fim, me descobri totalmente no classical, que é o sub estilo que uso atualmente e me vejo usando por muitos anos. Eu ainda gosto muito de Gothic e posso usar eventualmente. Já o sweet eu não me vejo usando atualmente, apesar de achar super fofo (no máximo faço um classic com toques sweet).



Hoje em dia eu sou muito interessada por moda no geral, e eu atribuo isso ao pupe. Acho que eu precisava desse ponta pé inicial para me descobrir. Esse jogo parece ser só uma brincadeira de bonecas, mas foi muito especial para mim em vários aspectos e me fez aprender muito sobre mim mesma :)


O fim do poupée



Já tem um tempo que o pupe parou de ser atualizado pelos organizadores e a venda de jewels foi encerrada. Eu fiquei bem chateada, mas continuei com esperanças de que o jogo voltasse ao normal algum dia, apesar de ser pouco provável. No final de fevereiro apareceu uma mensagem no jogo anunciando seu fim oficial, que será no dia 31/03/2015. Aqui está a postagem:
 

Thank you for playing Poupeegirl.

It's been a fruitful and long 8 years for Poupeegirl and we have gained many wonderful and loyal players.
It is with the players' support and feedback that we been able to keep the game strong all this while!

And hence, it is with great regret to inform you that we'll be closing down Pupe Girl on March 31th, 2015.

We thank you for all of the warm support you have given us over the years.


Thank you for your understanding and cooperation.

Please contact us if you have any questions.

2/27/2015
CyberAgent,Inc.


[fonte]




Eu fiquei muito mal, já que este jogo tem me acompanhado nos últimos 7 anos da minha vida. Agora só me resta me despedir do jogo neste último mês e tentar guardar boas memórias... Eu tenho tirado print de todos os coordinates que montei para a minha pupe e de todas as roupinhas que ela tem. É muito estranho saber que tudo simplesmente vai sumir :( Sou muito grata por tudo o que este jogo me proporcionou e por ter me divertido muito jogando nos últimos anos. Não sei se algum dia vou gostar tanto de um jogo desse tipo quanto gostei de pupe e sempre manterei uma esperança secreta de que o jogo volte.

Em um último esforço, algumas jogadoras se reuniram no live journal para ver se algo poderia ser feito para evitar o fim do jogo. Deixo o link para quem estiver disposto a colaborar:

http://poupee-girl.livejournal.com/6375313.html#comments



Vocês também jogam pupe?
Aproveitem bem o último mês do jogo :)

Kisu



[Todas as imagens são da minha própria pupe]

18 comentários:

  1. É uma pena que o pupee vá acabar. Eu me realizei com esse jogo, pude experimentar com vários estilos sem ter que gastar com isso. Por exemplo, antes eu não usava nada de marrom, mas depois de começar a jogar, eu meio que "descobri" essa cor. Além disso, o jogo também me influenciou a tirar fotos dos meus outfits. Admito que larguei o jogo quando cancelaram os eventos, mas assim como vc, tinha esperança que ele voltasse. Definitivamente é um dos jogos que é mais querido por mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou assim também. O pupe era ótimo para fazer experimentos sem gastar dinheiro, né? Eu nunca ia imaginar que você nunca usava marrom, pois acho que essa cor combina bastante com você. Eu também não usava marrom nem vinho :O

      Acho que todas nós ficamos desanimadas com o fim dos eventos... eu também passei a entrar beeem menos... mas nunca conseguiria abandonar minha pupe :/

      A Mari sonhou essa semana que o jogo acabava no fim do mês conforme avisado, mas no dia seguinte ele voltava com a frase "Primeiro de abril". Eu ia ficar tnao feliz se isso acontecesse XD

      Esse jogo realmente vai deixar saudade...

      Excluir
  2. Eu tenho uma dor no coração tremenda pela poupee estar se encerrando. Foi tanto tempo de dedicação e alegria por poder vestir meu avatar de uma forma que eu sempre quis me vestir. Lamentável que tudo esteja se encerrando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sensação de que todo o tempo que nos dedicamos vai ser jogado no lixo é horrível, né? Isso é muito triste... já tem duas semanas desde que fiquei sabendo, e ainda me pego com os olhos cheios de lágrimas... principalmente quando entro para trocar de roupa... pois me vem a mente que daqui a pouco não poderei fazer mais isso =/

      Excluir
  3. menina, to tentando decifrar essas expressões diferentes que vc usou rsrs
    o unico jogo de ~moda~ que joguei, foi o da Kim kardashian no meu iphone, comprei váários modelitos e trocava sempre, mas acabei enjoando!
    eu curto fazer colagens com looks, conta? rsrs
    adorei o joguinho ^^ um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, se quiser saber de algo específico é só me perguntar, ok? :)
      Eu nunca joguei o jogo da Kardashian, mas conheço pessoas que jogavam. Acho que você ia gostar do pupe :D
      Que legal que você faz colagens! Depois mostra pra gente no seu blog *-*

      Bjs!

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar nesse jogo, sabia? Que pena que acabou! Realmente, ter que pensar em coordenações todos os dias faz toda a diferença no estilo pessoal.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Carla. Esse jogo era muito bom! Mesmo sendo uma boneca, contribuiu muito para que eu descobrisse o que mais gostava de vestir... e pude experimentar muitos estilos sem precisar gastar dinheiro com roupas e acessórios que talvez eu nem gostasse rs. Bjs!

      Excluir
  5. Olá Jenny

    Por muito tempo eu fui viciada no poupee, e foi uma pena enorme que ele tenha acabado T.T

    O que eu acabei descobrindo com a ajuda do poupee sobre meu próprio estilo, é que eu sempre vestia minha doll com saias e vestidos, também nunca deixava de colocar um adorno na cabeça dela. O que é exatamente o contrário do que eu faço no dia dia, sempre com calças e sem nada no cabelo, e isso me mostrou que era uma vontade inconsciente de me vestir assim na vida real kkkk

    Ainda bem que algumas fans do poupee criaram um site em que a gente pode importar a doll e não perdeu tudo que conquistou!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fram! Esse jogo era muito viciante mesmo. Acho que muita gente só começou a perder o interesse quando os eventos pararam =/ Isso é tão legal, né? A gente gosta de coisas inconscientemente, e só percebe isso ao fazer este exercício diário de trocar a roupa da bonequinha. Que bom que você também descobriu seu estilo. Isso de sempre usar algo no cabelo mudou minha vida rs. Faz muita diferença mesmo, né?

      Nossa, eu fiquei muito feliz quando anunciaram o fansite, nem sei o que faria se perdesse tudo completamente. Agora pelo menos podemos manter o jogo, mesmo que não tenha todas as opções já é uma grande ajuda :)

      Bjs e obrigada pela visita! ^^

      Excluir
    2. Fico feliz que vc tenha conseguido salvar a tua pupee tb!!!!

      Eu esqueci de comentar, atualmente eu estou jogando o Line play, o jogo não é tão interativo ou voltado a moda quanto ao poupee, mas é bem fofinho e viciante tb!!!

      Excluir
    3. Que legal! Eu só conheço o Line Play de nome e estou pensando em ver como é. Agora que vc recomendou fiquei mais curiosa :)

      Eu comecei a jogar Cocoppa Play que é super fofo! Tem um monte de roupinhas fofas e eventos :3 Estou muito viciada nele! *-* Depois devo fazer um post sobre ele.

      Excluir
    4. oooi, achei seu post procurando notícias sobre o poupée, buscando algum jogo semelhante. Qual dos dois citados acima vc me sugere?
      Beijos ;*

      refugiosinsanos.blogspot.com

      Excluir
    5. Olá! Tem o poupée fan site (https://www.bentewee.com/userlogin/), que é praticamente igual. O Cocoppa também é bem legal. O Line Play ainda não testei. Fiz o download mas ainda não tive tempo de jogar.

      Bjs! :)

      Excluir
  6. Olá! O Poupée não morreu! Você já ficou sabendo sobre o Poupée Fan Site? Dá uma olhada xD http://poupeefansitebrasil.forumeiros.com/t29-peca-seu-convite-aqui-request-an-invitation

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu sei! Consegui transferir minha poupée pra lá! Mas obrigada por avisar :) Tenha uma ótima sexta!

      Excluir
  7. Eu nem joguei esse jogo e nunca passei por essa experiência, felizmente, mas lendo seu post eu me emocionei o.o (sim, eu sou estranha e uma manteiga derretida) kkkk mas espero que tenha funcionado o esforço de quem gostava do jogo ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fiquei feliz com seu comentário :) Que pena que você não jogou na época. A iniciativa dos fãs deu super certo! Graças a isso eu continuo jogando. Se você tiver interesse te envio um convite. Bjs :)

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!