terça-feira, 12 de novembro de 2013

Organizando as compras de supermercado


Olá!!

Hoje quero compartilhar um pouco sobre como organizo as compras para a minha casa. Muita gente quando casa ou vai morar sozinha tem muitas dúvidas em relação a isso. Depois de dois anos de casada, acho que cheguei a um método que funciona bem para a minha família. Por isso, resolvi falar sobre isso aqui no blog. Quem sabe pode ser útil para alguém?

 http://3.bp.blogspot.com/


1. Faça listas

Tenha uma lista geral de tudo o que sua família consome: alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal. Você pode procurar uma lista pronta na internet e adaptá-la a rotina da sua família. Eu mantenho um bloco e uma caneta na cozinha, e sempre que percebo que algo está acabando, anoto lá. Quando estou limpando o banheiro ou a área se serviço, verifico os estoques de produtos, e se perceber que algo está acabando, anoto na listinha. Sempre leve uma lista quando for fazer compras. Sem ela você corre o risco de esquecer coisas importantes e terá que ir ao mercado novamente. Eu escrevo a lista de acordo com as seções do mercado, isso facilita bastante na hora de pegar os produtos, pois está tudo agrupado por tipo: laticínios, bebidas, enlatados, limpeza...

http://doutissima.com.br/


2. Periodicidade das compras

Aqui em casa, fazemos compras da seguinte forma:

  • A cada dois ou três meses, compramos produtos não perecíveis, artigos de limpeza e higiene pessoal em um atacado, como o Macro ou a Super Adega. Aproveite esses mercados para fazer estoques, pois o preço compensa.
http://www.facadiferente.sebrae.com.br/
  • Uma vez por mês compramos carnes e outros produtos perecíveis em um mercado como Carrefour ou Extra. Nessa compra, também podemos incluir coisas que estão faltando ou produtos que não encontramos no atacado.
  • A cada uma ou duas semanas compro frutas, legumes e verduras em mercados orgânicos (geralmente peço pela internet e eles entregam em casa). É muito prático fazer isso! O problema é que você não terá uma seleção tão grande de produtos quanto em um mercado. Como aqui em casa somos duas pessoas, não compramos grandes quantidades. Compramos um pouquinho a cada semana e variamos bastante. Adoro comprar verduras já higienizadas e prontas para o consumo. Isso facilita muito o dia a dia. Se quero uma fruta ou legume específico e não encontro no mercado orgânico, tento comprá-la na compra mensal em um mercado maior. O Carrefour tem muitas opções de orgânicos, então sempre compro alguma coisa lá.
http://dinheiroereciclagem.com
  • Bem raramente preciso fazer alguma compra pequena de algo que não tem em casa para uma receita específica. Aí vou no mercado que tem perto de casa. As vezes vou lá para comprar alguma fruta ou legume que quero comer e não tinha no mercado orgânico. Também gosto de comprar carne no açougue deste mercado, pois é muito bom. Geralmente compro uma boa quantidade e quando chego em casa, divido em porções e congelo.

3. Orçamento

Tenha um orçamento e procure manter-se dentro dele. No início é bem difícil, mas com o tempo você vai se adaptando. Nós anotamos todos os gastos da casa todo mês e depois observamos o quanto gastamos em cada item (compras, alimentação fora, lazer, contas etc). Assim, é possível comparar vários meses e chegar ao valor ideal para as compras. Se você acha que está gastando demais, observe bem tudo o que você comprou. Veja se não está exagerando na compra de algum produto, ou se não vale a pena substituir algumas marcas.

http://www.edvaldocorrea.com.br/


O mais importante é se organizar sempre. Não vá ao mercado sem listas. Tenha uma ideia do preço dos produtos, pois se estiver muito caro, você pode deixar para comprá-lo em outro lugar. Aproveite os dias de promoções nos mercados. Experimente novas marcas! Não é porque são mais baratas que são piores. recentemente experimentei uma marca diferente de detergente para máquina de lavar louças que era a metade do preço do que eu costumava comprar e é tão bom quanto. Adorei! Coma antes de ir ao mercado, para evitar compras extras por causa da fome. Faça tudo com calma, analisando os preços, datas de validade, estado dos produtos e informações nutricionais.


Organize-se e economize tempo e dinheiro! :)


Boa semana!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!